top of page
Água Fria
Trilha da Água Fria
H. asper

A Trilha da Água Fria inicia-se na ponte sobre o córrego Água Fria, na estrada de Taquarussu, e segue o curso do riacho constituído de pequenas corredeiras.

A "Comunidade" localiza-se em um platô no alto da serra onde um grupo místico pretendia construir seu templo, em meados da década de 70. Para isso, o local foi aplainado e grandes pilhas de pedras recolhidas na área foram agrupadas para serem utilizadas como material de construção. No alto da serra há uma trilha que dá acesso à nascente do Rio Grande, principal formador da represa Billings. 

Esta trilha apresenta um caráter de desafio pela sua maior dificuldade em relação às demais, mas seu maior interesse apóia-se na mata que apresenta porções bem conservadas, nos vários riachos que descem a encosta formando pequenos poços  e na estranha distribuição dos montes de pedras que sugerem um ambiente místico no alto da serra.

As visitas à trilha da Comunidade devem ser previamente agendadas, com grupos de no máximo 10 pessoas. O total de visitantes/dia é de no máximo 50 pessoas.    

Trilha da Água Fria
Extensão: 368 mts
Tempo de percurso (ida): 30 min
Declividade: de 15º a 20º
Grau de Dificuldade: médio
 
 
Trilha da Comunidade
 
Extensão: 1568 mts
Tempo de Percurso (ida, sem contar trecho de estrada): 2h.
Declividade: Até 35º
Grau de Dificuldade: difícil
bottom of page